Derrubando as muralhas das mágoas não saradas

Jesus ajudou a mulher samaritana a derrubar sua mura­lha de mágoas não saradas com a verdade e a compaixão -falando a verdade em amor. O Médico dos Médicos tratou de suas mágoas não saradas...

1. Confrontando a dor. Antes de uma mágoa ser curada, a dor deve ser reconhecida e admitida.
2. Enfrentando a realidade. A negação geralmente deixa as mágoas intocadas e conseqüentemente não saradas. Não podemos correr da verdade.
3. Descrevendo a mágoa. Jesus descreve corretamente as si­tuações nas quais a mulher foi magoada.

A oração é uma ferramenta eficaz usada pelo Espírito de Deus para nos ajudar na cura. Assim como a mulher samaritana conversou com Jesus e tratou de suas mágoas não saradas, da mesma forma podemos ter comunhão com Ele e orar através de nossa dor. Como? Vá para a Palavra de Deus que cura.
Leia os Salmos. Marque todos os lugares que fala do con­solo, cura e perdão de Deus. Sublinhe cada lugar que fala so­bre aflição, mágoa e dor. Leia diariamente pelo menos uma passagem sobre aflição e uma sobre cura, sabendo que Deus entende sua mágoa e deseja curar e restaurar você.
Os maridos e as esposas podem começar a derrubar a muralha espiritual de mágoas não saradas identificando pri­meiramente a dor profunda nas memórias cauterizadas dos eventos dolorosos. Depois eles podem ir à Bíblia para recebe­rem o bálsamo curador da Palavra e Espírito de Deus para suas vidas.
O confronto da realidade da mulher samaritana feita por Jesus foi a Sua afirmação, "Vai, chama teu marido e vem cá." (Jo 4:16)
Ele observou através de suas perguntas religiosas e atitu­de defensiva que a verdadeira dor estava abaixo da superfície. Ele confrontou a causa da dor - rejeição. As muralhas de má­goas emocionais emergem rapidamente da rejeição. Os cônju­ges experimentam a rejeição um do outro de várias formas. Mas a despeito das razões e circunstâncias, a rejeição geralmente coloca uma muralha espiritual entre os cônjuges.
Um outro tijolo da muralha de mágoas não saradas é a invasão, que ocorre quando um cônjuge invade os limites do outro cônjuge. Por exemplo, o marido insiste em fazer algo a seu modo e passa por cima dos sentimentos, pensamento, opi­niões e desejos da esposa como um rolo compressor. Quando Gary Smalley reflete sobre este tipo de mágoa, ele aconselha, "Peça permissão para entrar no espaço de alguém." 1 Quando um cônjuge viola 1 Coríntios 13:5 e insiste em fazer as coisas a seu próprio modo, a mágoa aparece e as muralhas espirituais são erigidas.
Uma muralha espiritual de mágoas não saradas pode tam­bém ser causada pela indiferença, falta de atenção e negligên­cia. A esposa pode entender que seu marido é indiferente às suas necessidades físicas, emocionais ou espirituais. Ela pode desejar orar ou buscar a Deus, mas ele não demonstra interes­se algum em seus desejos espirituais. Ele não lhe dá atenção, não a valoriza ou sequer ouve quando os assuntos espirituais são discutidos. Ele negligencia até mesmo as disciplinas mais simples como agradecer antes das refeições ou ir aos cultos com ela. Quando uma esposa é espiritualmente magoada no início de seu casamento, ela pode se retrair, parando de buscar a Deus com seu marido.

Finalmente, o legalismo pode construir uma muralha qua­se impenetrável entre os cônjuges. Se o marido ou a esposa tem uma religião estritamente legalista que está pronta para jul­gar e tardia em perdoar, o cônjuge que quebrar as regras é se­veramente exortado pelo cônjuge legalista. A exortação severa de crítica e julgamento fere espiritualmente quem viola as re­gras. Como resultado, o cônjuge legalista geralmente lembra o culpado de seus pontos fracos e fracasso sem nunca perdoar, apoiar ou edificar o outro. Tal legalismo destrói a importância espiritual daquele que é constantemente acusado. Devemos tomar cuidado para não cairmos nas mãos do acusador. Não somos Deus e conseqüentemente não somos juiz ou legislador. Jesus nos admoesta severamente: "Não julgueis, para que não sejais julgado." (Mt 7:1) Paulo nos encoraja dizendo: "Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus." (Rm 8:1)
Quaisquer que sejam as causas das barreiras espirituais de mágoas não saradas, o bálsamo curador vem do exemplo de Cristo em João 4 com a mulher samaritana. Ele não só a ajuda a identificar sua dor mas também lhe diz como encon­trar as águas vivas que curam. Você pode seguir Seu modelo orando durante o derrubar de suas próprias mágoas e depois orar as mesmas orações em voz alta para que seu marido a ouça.

·                Confronte a dor.
·                Enfrente a realidade.
·                Descreva a dor.

Quando você admitir sua dor, estará pronta para se arre­pender e perdoar. O arrependimento e a confissão significam que você deixou para trás a dor passada e se recusa a sentir a mesma dor. Jesus leva a sua dor para a cruz.
"Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores le­vou sobre si; e nós o [Cristo] reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido." (Is 53:4) Quando Ele toma sobre Si a nossa dor em arrependimento e confissão, Jesus nos cura, "...e por suas pisaduras fomos sarados." (Is 53:5)

(Larry Keefauver)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Três Vontades de Deus

A ENTRADA DA IGREJA NOS CÉUS

OS 03 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO