Revelação à mesa de jantar

        É noite de Páscoa. Jesus e seu círculo íntimo de seguidores estão jantando no Cenáculo. Têm muito para celebrar. Os eventos que os levaram até essa refeição confirmaram, para os discípulos, que Jesus é o Messias há muito esperado. Estão convictos de que até amanhã, se não antes, Jesus dará sua palavra e iniciará o novo reino. É um reino do qual esperam, avidamente, participar.
       A atmosfera está carregada de eletricidade. Mas Jesus passa a fazer uma série de afirmações perturbadoras. Um dos discípulos o trairá. Outro o negará. Ele está indo embora e eles não poderão ir com ele. A revelação final, mais perturbadora, é que "o príncipe deste mundo" está para chegar - e não é Jesus.
       Os homens estão sem palavras. Momentos atrás eles viviam a expectativa de um grande futuro. Agora Jesus parece estar dizendo que isso não vai acontecer. Todos os planos e sonhos vão por água abaixo.
       No fim da noite Jesus diz: "Levantem-se, vamos embora daqui". Enquanto os conduz através da noite, perguntas e dúvidas invadem as mentes. A luz das lamparinas e tochas, eles o seguem em silêncio pelas ruas sinuosas de Jerusalém, até um portão mais baixo da cidade, para longe, até o vale do Cedrom.
       Aqui, andam por entre vinhedos antigos, cuidados durante muitas gerações e famosos por sua produção. Jesus e seus seguidores encontram o caminho entre as fileiras de videiras em direção a seu destino: o Jardim de Getsêmani, ali perto na colina.
       Foi nessa vinha, acreditam muitos estudiosos, que Jesus parou para transmitir, aos discípulos, a mensagem de partida. E aqui, como tantas outras vezes, Jesus aplicou uma ilustração conhecida, de coisas da terra, para transmitir verdades espirituais eternas. Antes ele falara de água, cordeiros, moedas, filhos fugitivos, e pão. Desta vez, Jesus falou de frutos: "Eu sou a videira, vós, os ramos" (Jo 15:5).
Enquanto falava, creio que ele apontava para um ramo, para folhas, para uma videira. Mas olhava direto para seus amigos. A cada palavra, pensava em seu amor por eles, nos desafios que enfrentariam, no futuro surpreendente e específico que Deus tinha planejado para cada um deles.

       Creio também que ele pensava em você, em mim, em nós.

(Darlene Wilkinson)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Três Vontades de Deus

A ENTRADA DA IGREJA NOS CÉUS

OS 03 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO