Significado do AMÉM


1) Amém é o ato de concordar com Deus
a) Quando a palavra de Deus faz referência ao nosso pecado. A mulher dizia "Amém, Amém", concordando com o castigo de Deus, no caso de ser culpada (Nm 5.22).
b) O povo devia responder "Amém'', quando Deus pronun­ciava a maldição sobre os que pecavam (Dt 27, doze vezes).
c) Diante da mensagem de Deus convidando o povo para a conversão e o perdão (Jr 11.5).
2) Amém é a manifestação de alegria pela obra do Senhor
a) Quando Davi louvou a Deus por ter trazido a arca para Jerusalém, e compôs um cântico de ação de graças, todo o povo disse: "Amém", e louvou ao Senhor (1 Cr 16.36).
b) Quando Esdras leu o livro da Lei e ensinou ao povo os caminhos de Deus, louvou ao Senhor, e todo o povo respondeu: "Amém, Amém!" (Ne 8.6).
3) Amém é demonstração de amor fraternal e cultivo da união do povo de Deus
a)  no tempo dos apóstolos era costume os crentes dizerem Amém, acompanhando as orações dos irmãos (1 Co 14.16).
b) Quando Neemias aconselhava o povo a deixar o pecado e reformar a sua vida espiritual, toda a congregação respondeu: "Amém!" (Ne 5.13).
4) Amém é Jesus Cristo (Ap 3.14)
Na carta dirigida a Laodicéia, a igreja rejeitada por Deus, Ele é o Amém, o Fiel e Verdadeiro (Ap 19.11), que reprova os que não andam conforme seu ensino, mas dá uma oportunidade a quem quiser abrir a porta do coração. Quem abrir terá comunhão com Ele, “com ele cearei e ele comigo", e se sentará com Ele no trono para reinar (vv 20,21). Amém quer dizer verdade. Jesus cristo é a verdade (Jo 14.6). Amém quer dizer assim seja. Jesus Cristo é quem tem o poder de ordenar as coisas e realizá-las.
AMÉM é diferente de Aleluia, porque aparece mais de setenta vezes em toda a Bíblia. Vem nos livros da Lei, nos Profetas, nos históricos, nos Salmos, nos Evangelhos, nas epístolas e no Apocalipse. O livro onde está maior número de vezes é Deuteronômio, com doze, depois Apocalipse com dez; Amém quer dizer: "assim seja", tem o valor duma oração ou sentença optativa. Seu emprego em geral é uma exclamação de apoio, é interjeição. Na língua hebraica tem o sentido de "verdade", ou "verdadeira­mente". Vem com este significado no começo da frase, como foi empregado por Jesus no Evangelho de João: "Em verdade, em verdade vos digo..." (Jo 1.51; 5.24; 6.32,47). No hebraico e no grego é: "Amém, Amém..."
Também é usado o Amém como substantivo: "como dirá., .o amém sobre a tua ação de graças...?"(1 Co 14.16) e é nome próprio, porque é um título de Jesus Cristo, significando o verdadeiro,”isto diz o Amém" (Ap 3.14). Com este sentido, só o Apocalipse usa.
No final de quase todos os livros do Novo Testamento, vem o Amém. Só não há em Atos, Tiago e 3 João, nem no conteúdo, nem no fim. Concluindo cada livro, o autor incluía o Amém, querendo dizer: "isto é verdade" e "seja cumprido o que foi dito aqui". Amém: verdade e assim seja.
Julgamos poder entender sua ausência no final de Atos e Tiago. O primeiro é a história da Igreja vivendo o Evangelho e evangelizando o mundo. A história em Atos não terminou. Seu final mostra Paulo durante dois anos detido, num quarto que alugou, pregando a todos (Atos 28.31). Não diz como e quando saiu dali. É incompleta, porque a obra da evangelização ainda não terminou. Só pode levar o Amém quando Jesus vier.
Tiago trata do cristianismo prático, mostra que não tem vida uma religião de palavras, dizer que crê em Deus. O crente tem de viver sua fé, praticar as boas obras para glorificar a Deus, até a vinda do Senhor. Se esta missão ainda não chegou ao fim, ainda não pode ter o amém.
Sobre 3 de João, confessamos que nunca encontramos expli­cação. As outras epístolas todas, de Romanos a Judas (exceto Tiago como foi dito), dirigidas às Igrejas, aos crentes em geral, ou a indivíduos, concluem o Amém. Não sabemos porque João deixou de colocá-lo, tendo colocado nas duas primeiras e no Apocalipse. Se algum irmão encontrar a razão disto, gostaríamos que nos comunicasse para sabermos também.

FONTE: Melo, Joel Leitão de, 1909 - Sombras, tipos e mistérios da Bíblia.
               Rio de Janeiro, CPAD, 1989.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Três Vontades de Deus

A ENTRADA DA IGREJA NOS CÉUS

OS 03 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO