Democracia


Muito se fala e propaga sobre a Democracia, diversas definições existem e entre elas a mais sintetizada é: Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. É um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade. Embora que no Brasil se prefigure na representatividade, onde a população elege seus representantes nas esferas municipal, estadual e nacional através do voto.
A História política se alterna em períodos ditatoriais, populistas e democráticos. A luta pela liberdade de expressão, igualdade de direitos entre as pessoas e liberdade religiosa, social, étnica, fortalecimento das instituições como princípios básicos não só movimentaram os livros didáticos como os sonhos e lutas de muitas pessoas. As lutas, conquistas, perdas, críticas em nosso país vislumbram sobre a democracia desde a proclamação da República. É através do voto que a Democracia se firma, pois a cada eleição é consolidado o poder democrático de direito em nosso País. O Processo democrático arregimentou multidões pela causa, artistas, jornalistas, comerciantes, feirantes, homens, mulheres e principalmente a juventude.
Na História recente do Brasil, a primeira leitura indicada é a ditadura militar que após o golpe de 1964 perdurou no poder até 1985 e manteve o país sob regime de censura, perseguição, presos políticos, exílio e várias atrocidades. e proibição ao voto para presidente. Eventos como as Diretas Já abalaram, mas com a redemocratização, os principais testes para o País foram a Constituição de 1988 e Impechament do Presidente Fernando Collor que afirmaram a luta e supremacia da democracia para o país que vivenciou 21 anos de Ditadura Militar. com perseguição, presos políticos, exílio e várias atrocidades.
Ir ás urnas neste domingo 03 de Outubro é consolidar a democracia, escolher representantes a altura da necessidade do País e dos problemas sociais existentes, que defendam princípios democráticos e que tenham uma causa para estar na política.
"A liberdade política é a condição prévia do desenvolvimento econômico e da mudança social." (John F. Kennedy)
Por Lucas Queiroz e Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Três Vontades de Deus

A ENTRADA DA IGREJA NOS CÉUS

OS 03 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO